Saudade da escola

Quem um dia chegou a imaginar que a escola, bem como outros espaços formativos, fosse fazer tanta falta assim em nossas vidas? Aquela ideia de férias eternas como o sonho de qualquer estudante acabou sendo relativizada perante essa situação de pandemia e distanciamento social (ainda que estejamos muito longe de um período de férias, para fazer tal comparação).

Desde o início de 2020, após a disseminação da Covid-19, o mundo vive uma nova fase. Com o objetivo de diminuir a propagação do vírus e minimizar os efeitos da pandemia, foram adotadas diversas medidas de proteção, entre elas o distanciamento social. Escolas por todo o Brasil foram fechadas e foi estabelecido o ensino remoto. Essa situação já se estende por mais de um ano e milhões de crianças, adolescentes e outros membros da comunidade, estão impossibilitados de frequentar o ambiente escolar.

Neste breve, sensível e tão bonito vídeo, vemos algumas imagens de crianças e adolescentes, acompanhadas de narrativas de professoras/es a respeito das saudades que têm sentido do espaço e principalmente do convívio escolar, desde que a disseminação da Covid no Brasil nos obrigou esse distanciamento. Dirigido por Matheus Philipp Albino e produzido pela Pensar a Educação Pensar o Brasil, a partir da seguinte pergunta: “Do que você mais sente saudade na escola?”, rememoramos os bons momentos que marcam e significam a escola para além de um lugar de ensino formal: um lugar de troca, de encontros, de aprendizagens as mais diversas, de afetos, diferenças e confluências.

Confira a seguir:

5 comentários em “Saudade da escola

Deixe um comentário