Clube de Leitura 6.0

Em parceria com a Fundação Observatório do Livro e da Leitura, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado desenvolveu o projeto Clube de Leitura 6.0, um clube de leitura para maiores de 60 anos de idade, propiciando a essas pessoas mais uma opção de encontro e de conversas online durante esse período de quarentena em que todos estamos longe uns dos outros, além de incentivar a leitura e, dessa forma, contribuir na melhoria da qualidade de vida.

Criado antes da pandemia de COVID-19, com cronograma de um ano de funcionamento, ele teve por cerca de dois meses encontros presenciais, mas após as recomendações de distanciamento espacial passou a ser executado apenas online. Coordenado por Galeno Amorim, os encontros são realizados para falar não somente das obras e de autores/as a elas associadas, mas também para que essas oportunidades sirvam para que se fale de si mesmo, dos seus problemas, ansiedades, de sua solidão, como destaca Amorim, que também afirma que o projeto tem “percebido, à medida em que ouvimos os depoimentos dos participantes, que isso é muito comum. Depois de uma leitura ou comentário, muitas dessas questões são trabalhadas, colocadas para fora”.

O Clube, nesse sentido, faz um trabalho de acompanhamento emocional com seus participantes, por meio de práticas da biblioterapia, como as rodas de conversa, ajudando-os durante esse processo de pandemia. Já são mais de 750 participantes e o projeto está presente nas seguintes cidades do estado paulista: São Paulo, Santos, Santo André, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco, Suzano, Itapevi, Campinas, Sorocaba, Sumaré, Piracicaba, Araraquara, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sertãozinho e São Carlos.

Os encontros são realizados de suas formas: semanal, com leituras coletivas que são direcionados para os idosos com dificuldades para ler ou com baixa autonomia para acessar os livros digitais disponibilizados pela entidade; e quinzenal, direcionado aos idosos mais desenvoltos, há conversas e debates sobre o livro lido na quinzena anterior. O objetivo é que ao fim do projeto, cada idoso tenha lido dez livros durante esse período de um ano, “o dobro da média que os brasileiros costumam ler”, como avalia Galeno.

A Biblioteca digital, que possui em seu acervo 20 mil títulos de todos os gêneros, pode ser acessada após o preenchimento de um formulário, no link a seguir: https://forms.gle/vqrpLyGb5iGcXaLC7

Deixe um comentário